top of page

Qual é o papel de um Tech Recruiter?

  • Foto do escritor: Mariana Mendonça
    Mariana Mendonça
  • 27 de jun. de 2022
  • 3 min de leitura

Muitas pessoas já sabem o que faz um Tech Recruiter, mas algumas não entendem qual é o papel do Tech Recruiter, que vai além do básico.


Em junho, comemora-se o mês do profissional de RH, área responsável por cuidar das pessoas, com diversos subsistemas importantes. O Tech Recruiter é o recrutador especializado em tecnologia e faz parte do subsistema de recrutamento e seleção.


Entre as atividades do RH, estão: selecionar, reter, desenvolver talentos, além da necessidade de constituir profissionais qualificados que tenham uma visão de negócio. Muitas organizações veem o setor de recursos humanos como o "coração da empresa" ou "vitrine do negócio", justamente pela valorização e aproximação do que se tem de mais importante: o capital humano.


Dentre os papéis que abrangem o RH, está o Recrutamento e Seleção. Muitos o conhecem como tradicional, porém, atualmente o recrutamento em tecnologia vem ganhando força e de certa forma, desmembrou-se do que é padrão.


Quais as diferenças entre o Recrutamento Tech e Recrutamento Tradicional?


Em geral, no Recrutamento Tradicional, as vagas costumam ser divulgadas em sites específicos e o retorno de currículos para avaliação é bem alto, muitas vezes dificultando que todos os perfis sejam analisados. Além disso, os Recrutadores Generalistas costumam ser mais passivos, ou seja, aguardam o recebimento e contato de profissionais em busca da oportunidade para triar os melhores talentos e dar prosseguimento ao processo seletivo, claro que, salvo algumas posições.


Já no Recrutamento Tech (recrutamento de profissionais de tecnologia), o papel do recrutador é mais ativo, visto que, muitas empresas concorrem pelo mesmo profissional que já está trabalhando.


O Tech Recruiter ou recrutador especializado em tecnologia, operacionalmente precisa ser ágil para fazer Hunting/Sourcing, abordando um número considerável de possíveis candidatos de forma estratégica, oferecendo informações relevantes sobre a oportunidade para que ela se torne atrativa e incentive a pessoa a aceitar seguir no processo seletivo.


Além disso, o Tech Recruiter não se prende especificamente ao cargo, atenta-se principalmente às linguagens (stack / conjunto de tecnologias) com as quais o profissional trabalha, tempo de experiência e senioridade.

Um ponto crucial que contribui com a eficácia do trabalho do Tech Recruiter é estabelecer um relacionamento com o candidato, ou seja, mantê-lo próximo e o atualizando durante o andamento do processo.


Além disso, o Tech Recruiter precisa estar atento às tendências do mercado de tecnologia, indicadores e melhores práticas de recrutamento e seleção, para que consiga contribuir com identificação de necessidades e aplicação de melhorias.


Dentre os mais comuns e principais desafios do Tech Recruiter, podemos citar:

  • Poucos profissionais qualificados e interessados, que estejam de acordo as exigências da empresa;

  • Algumas vezes quando se tem o candidato ideal para a posição, aprovado em todas as etapas do processo seletivo, a vaga é congelada ou cancelada por parte do cliente;

  • Apostamos em um determinado perfil e o mesmo não comparece à entrevista ou declina pois recebeu uma outra proposta;

  • Candidatos que aceitam o convite da entrevista, confirmam presença horas antes e ainda assim não comparecem, sem nenhuma satisfação;

  • Damos o feedback negativo para o candidato e o cliente retorna em busca dele;

  • Demora da validação para o envio da oferta ao candidato aprovado, em razão da rotatividade e concorrência com as demais empresas frente ao mercado aquecido na área de tecnologia.


A rotina deste profissional não é fácil, muito menos linear. São altos e baixos, mas em contrapartida, é possível impactar positivamente na vida das pessoas, suas famílias e no histórico da empresa, ter uma remuneração acima da média na área de recursos humanos, ter a possibilidade de atuar remotamente, além de ascensão rápida na carreira em menos tempo em que as demais profissões, visto que, até o momento, é um mercado que não possui um número alto de profissionais qualificados para o número de vagas em aberto.


Para quem tem interesse em migrar de área ou ingressar como Tech Recruiter, essa área tem sido uma grande oportunidade, desde que, a pessoa esteja disposta a estudar bastante, estabelecer vínculos com pessoas da área e conhecer as principais softs skills que contribuirão para o seu desempenho e crescimento profissional.


Quer se tornar Tech Recruiter? Assista a esse vídeo com dicas de como começar:


Por: Mariana Mendonça


Siga a gente nas redes sociais:


Instagram: @mariiianamedonca_ e @danielasantos.rh



 
 
 

Comentários


bottom of page