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  • Foto do escritorMariana Mendonça

Como deixar o seu perfil do LinkedIn atrativo

O Linkedin é a principal rede social utilizada por milhares de pessoas no âmbito profissional, e neste artigo você encontrará dicas valiosas e sugestões para que você use a ferramenta de forma assertiva.


Ao criar um perfil, primeiramente, é importante incluir uma foto com boa qualidade, em que o seu rosto esteja visível e se certifique de que todos os campos estejam preenchidos de forma detalhada. Se você tem dúvidas sobre como adicionar as informações corretamente, leia até o final.


Nos campos introdutórios, é preciso constar sua foto, nome, sobrenome, título, formação acadêmica, localidade (país/cidade), destacando 3 principais pontos:


- FOTO: "Qual a melhor foto a ser colocada no Linkedin?". Surgem muitas perguntas como essa e a resposta é simples: depende de como você gostaria de ser reconhecido profissionalmente. É claro que a sua foto não resume suas características e competências, mas digamos que é o primeiro contato visual que se tem, e pode ser a primeira impressão que fica.


- TÍTULO: "O que devo colocar no Título?". Iniciaremos com o que NÃO colocar, lembrando que são apenas sugestões. Não é aconselhado apresentar em seu título como: "em busca de oportunidade", "busco posições totalmente remotas", ou simplesmente acrescentar cargos e funções diferentes, sem deixar claro qual o seu foco atual.

Portanto, o ideal é colocar o seu objetivo: cargos e/ou área de seu interesse.


- INFORMAÇÕES DE CONTATO: Verifique se o e-mail que você utiliza diariamente é o mesmo que está cadastrado. Se não for, adicione um novo e-mail para contato. Se você se sentir confortável, disponibilize também um telefone para que os recrutadores possam contatá-lo(a).


Nos demais campos, abordaremos de maneira breve e explicativa cada um deles, que são:


- RESUMO: Esse é o principal texto que você elabora para sintetizar sua trajetória profissional. Ele pode ser o seu aliado sob a avaliação de um Recrutador, por isso, é importante que seja objetivo e tenha as principais informações sobre seu atual momento e sua carreira. São 2.600 caracteres disponíveis para você encantar aquele que está a procura de um profissional como você.


- EXPERIÊNCIAS: Um dos principais espaços para destrinchar todas as suas responsabilidades, atividades diárias, além de especificar o cargo no qual está atuando. Mantenha sempre atualizado.


Há pouco tempo, o Linkedin possibilitou adicionar as competências como palavras chave para cada experiência vivenciada, permitindo uma melhor visualização e análise dos principais requisitos das oportunidades. Não deixem de dar atenção a elas.


- LICENÇAS E CERTIFICADOS: Local onde você pode tornar visível o certificado de cursos realizados. O que gera muita dúvida é o processo de adicionar esse documento. Você precisa acessar a sua conta do e-mail Google, salvar o certificado em seu drive, deixando-o público e o link gerado será copiado e colado na URL da credencial exigida pelo Linkedin. Uma dica interessante é selecionar os seus principais certificados e colocar em destaque no topo do perfil.


- COMPETÊNCIAS: Quais são as competências requeridas para desempenhar sua função? E quais delas você possui? Podemos pensar tanto a nível técnico quanto comportamental. É importante que ao selecioná-las, você já tenha tido algum contato ou as possua.


- RECOMENDAÇÕES: Esse espaço serve para que as pessoas que já tiveram a oportunidade de trabalhar com você, relatem experiências compartilhadas nesse período. É interessante para passar ainda mais credibilidade sobre seu desempenho nas empresas por onde passou.


Para que o seu perfil no Linkedin seja atrativo, vai além do preenchimento de informações. Evolua-o em paralelo com sua carreira: interaja, faça networking, participe de grupos (seja no Telegram, WhatsApp, face book) e lives. Conectar-se com pessoas da sua área é muito importante.


Minha dica especial: busque um perfil que faça sentido pra você e se inspire nele. Veja onde essa pessoa já trabalhou, quais cursos ela fez, e se fizer sentido chame-a pra conversar.


Além disso, seja um usuário ativo na rede, compartilhe conteúdos relevantes, transmita conhecimento para a comunidade. E se você não souber o que postar ou não se sentir criativo, compartilhe notícias, cursos, uma postagem interessante de outra pessoa. Lembre-se: "Quem não é visto, não é lembrado".


E por último, mas não menos importante, número de likes em postagens não define o conteúdo como relevante ou não. Existem excelentes postagens com um número reduzido de likes e tá tudo bem. Engajamento, entrega de conteúdo, seguidores dizem respeito a muito mais que isso. Sua visibilidade será construída à medida que você se lança no mundo digital, sendo inspiração para alguém ou se tornando referência na área.


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